Professor da Rede Estadual de Educação. Graduado em História, pela Universidade Estadual de Goiás. Pós-Graduado em Formação Socioeconômica do Brasil e especializando em Biodiesel. Funções atuais: Professor Dinamizador das Tecnologias Interativas Aplicadas a Educação – Colégio Estadual “Maria Eulália de Jesus Portilho”, Professor de História – Escola Estadual “Joaquim Francisco de Souza” e Tutor do curso de Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental (EMEF) - Pólo da UAB em Piranhas, Goiás.
O tenentismo foi um movimento social de caráter político militas que ocorreu no brasil na décadas de 1920 e 1930 período conhecido como república das oligarquias contou principalmente com a participação de jovem tenente do exercido
foi movimento político militar liderado pela jovem oficialidade do exército, sobretudo tenentes que buscou chegar ao poder através das armas, acabou com o voto de cabresto; com a eleição a bico de pena e com a degola dos candidatos da oposição; pondo fim a corrupção eleitoral existente na época e instituindo o voto secreto.
O tenentismo foi o nome dado ao movimento político militar e a serie de rebeliões de jovens oficiais na maioria tenentes do Exército brasileiro no inicio da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Embora não propugnassem nenhuma ideologia os movimentos políticos militares propunham reformas na estrutura de poder do pais entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto instituição do voto secreto e a reforma na educação publica.
O tenentismo foi um movimento social de caráter político militas que ocorreu no brasil na décadas de 1920 e 1930 período conhecido como república das oligarquias contou principalmente com a participação de jovem tenente do exercido
ResponderExcluirTENENTISMO:
ResponderExcluirfoi movimento político militar liderado pela jovem oficialidade do exército, sobretudo tenentes que buscou chegar ao poder através das armas, acabou com o voto de cabresto; com a eleição a bico de pena e com a degola dos candidatos da oposição; pondo fim a corrupção eleitoral existente na época e instituindo o voto secreto.
TENENTISMO:
ResponderExcluirO tenentismo foi o nome dado ao movimento político militar e a serie de rebeliões de jovens oficiais na maioria tenentes do Exército brasileiro no inicio da década de 1920, descontentes com a situação política do Brasil. Embora não propugnassem nenhuma ideologia os movimentos políticos militares propunham reformas na estrutura de poder do pais entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto instituição do voto secreto e a reforma na educação publica.